ESPELHAMENTO 3M

Espelhamento 3M é um sistema de polimento e proteção de superfície desenvolvida pela 3M para profissionais em estética automotiva, afim de, transformar as superfícies imperfeitas em verdadeiros espelhos.

O nome Espelhamento 3M é registrado pela 3M e só pode ser utilizado pela 3M.

Este é um guia de uso dos produtos da 3M. Escrevemos sobre o assunto de forma mais ampla e didática em outro tópico: Como efetuar um polimento automotivo.

O Espelhamento 3M consiste em eliminar riscos superficiais, contaminações externas, imperfeições de brilho, oxidações e outras situações constantes em pintura com desgastes devido a ação do sol, agentes poluentes, etc.

O que é o Espelhamento 3M?
É um processo que consiste em deixar a superfície totalmente plana, sem nenhum defeito, holografia, riscos, etc e após protegida com a Cera Paste Wax 3M.

Qual o processo do Espelhamento 3M?
Obs.: Superfície lavada (Como lavar corretamente seu carro?), seca e na sombra.

Espelhamento 3M

Parte 1 – Lixamento (se necessário)

Produtos necessários:
– Lixa P2000 401Q 3M ou Lixa P2500 401Q 3M.
– Taco de borracha macio
– Borrifador com água (adicione gotas de detergente neutro na água para melhorar o deslize da lixa)

Se houver necessidade, efetue lixamento com lixa 3M 401Q, P2000 ou P2500, especiais para polimento. O lixamento sempre é efetuado em sentido vai-e-vem, nunca circular pois vamos ver pela lógica. Se vamos lixar no sentido circular, como vamos identificar o que é marca de boina ou marca de lixa no processo do polimento? Outra, se a politriz trabalha em sentido circular, se o lixamento for feito no mesmo sentido da rotação, como os abrasivos irão desbastar as marcas da lixa? Já que para serem eliminadas o desbaste deverá ser no sentido contrários do lixamento.

O lixamento deverá ser feito e deixar o acabamento totalmente fosco, sem nenhuma parte brilhante no local lixado.

CUIDADO
Lixamento é um processo delicado e onde se você não sabe o quanto de verniz você tem disponível para lixar, nem se arrisque a lixar.

– Parte 2 – Polimento I
Produtos necessários:
– Politriz com regulagem de rotação
– Boina Dupla Face Normal (Branca) 3M – Necessita de Parafuso Adaptador
– Polidor Premium 1kg 3M ou Composto Polidor 500g 3M (é o mesmo produto em embalagens diferentes)

Com rotação entre 1500 e 1800 RPM, efetue o polimento até eliminar 100% das marcas de lixa ou defeitos da superfície, ficando somente as marcas deixadas pelo processo que deverão ser eliminadas nos processos seguintes.

Atenção: Sempre use a boina 100% na superfície. Nunca incline a boina, pois ocorrerão marcas de boina muito fundas que não serão possíveis de serem eliminadas no processo seguinte.

– Parte 3 – Polimento II
Produtos necessários:
– Politriz com regulagem de rotação
– Boina Dupla Face Super Macia (Amarela) 3M – Necessita de Parafuso Adaptador
– Finesse-It 3M

Com rotação entre 1500 e 1800 RPM, efetue o polimento até eliminar 100% das marcas deixadas pelo processo anterior, deixando um acabamento com mais brilho e menos marcas de boina. Ficará ainda marcas de boinas mas agora marcas mais leves que serão eliminadas no processo a seguir.

Atenção: Sempre use a boina 100% na superfície. Nunca incline a boina pois ocorrerá marcas de boina (holografias) muito fundas que não serão possível de serem eliminadas no processo seguinte.

– Parte 4 – Lustro I
Produtos necessários:
– Politriz com regulagem de rotação
– Boina Lustradora 3M – Necessita de Suporte 3M ou Suporte similar
– Líquido Lustrador 3M

Com rotação entre 1000 e 1500 RPM, efetue o lustro até eliminar 100% das marcas de boina do processo anterior, deixando a superfície 100% espelhada

– Parte 5 – Lustro II (se necessário)
Produtos necessários:
– Ultrafina 3M
– Boina de Espuma Ultrafina (Azul) 3M – 3M – Necessita de Suporte de velcro

Em cores críticas como preto, vermelho por exemplo, caso fique alguma pequena marca de holografia, utilize este processo para efetuar um refino ainda maior, deixando a superfície 100% espelhada. Este processo não é necessário caso a superfície fique 100% no processo anterior.

– Parte 6 – Avaliação do serviço (este processo não está descrito no processo do Espelhamento 3M)
Produtos necessários:
– Solução: 50% água com 50% álcool isopropílico
– Pistola de Luz Xenon Maxfire Brinkman ou Luz de LED Headlamp 10w AQuartz ou Luz do Sol J
– Pano Microfibra Ultra Perfomance 3M ou Pano Supreme Shine X2010 Meguiars ou Pano de Microfibra 40x40cm 350gr/cm² Aquartz

Esta avaliação tem a função de avaliar se o processo efetuado não teve nenhum mascaramento e sim, removeu todas as marcas da superfície.
1. Coloque a solução num borrifador.
2. Borrife sobre a superfície e no mesmo momento remova com um pano microfibra. Não deixe a solução secar na superfície.
3. Vire o pano e seque totalmente a superfície.
4. Utilize a luz para verificar se foi eliminado 100% das marcas.

UPDADE (11/10/2011)
Tem um post que fala exatamente sobre remoção de polidores mascarando a superfície. Atualmente tem um produto chamado Controle Final Sonax, que possui uma eficiência muito superior a solução caseira apresentada acima. Este processo também aumenta o poder de ancoragem da cera na pintura, dando mais durabilidade a cera.
Veja tópico sobre este produto:
Holografias. Poliu, perfeito e depois lavou e apareceu holografias?

Caso não houve total eliminação das marcas, deverá repetir o processo de acordo com a profundidade das marcas e feito seu refino de acordo com as dicas. Poderão aparecer marcas até do lixamento, por isso cada processo deverá ser bem executado para não houver retrabalho depois.

Se não for eliminado as marcas que ficaram, o processo da proteção poderá mascarar os defeitos mas após algumas lavagens, estes defeitos aparecerão.

– Parte 7 – Proteção
Produtos necessários:
– Cera Paste Wax 3M – Importada (297,7g) ou Cera Paste Wax 3M – Nacional (200g)
– Papel de Polimento 3M (ou aplicador de espuma)
– Pano Microfibra Ultra Perfomance 3M

Utilize ¼ de Papel de Polimento por aplicação, não é necessário mais.
1. Com o Papel de Polimento 3M ou Aplicador de Espuma, aplique a Cera Paste Wax 3M sobre a superfície, com movimentos circulares. Camadas finas.
2. Aguarde de 2 a 4 minutos e remova com o Pano Ultra Performance (Microfibra) 3M.

Atenção: Não aplique a Cera Paste Wax 3M em todo veículo para remover após. Acontece que a cera irá secar muito e você terá sérios problemas para remover, podendo até riscar a superfície na remoção., devido a dificuldade da remoção. Se isso acontecer, tenha auxilio de água destilada, de uma borrifada no pano microfibra e na superfície, faça a remoção da cera sem pressionar a superfície e sim, movimentos mais rápidos com pouca pressão para evitar riscar a superfície.

Repintura:
Caso seja repintura, na Parte 7, em vez de aplicar a Cera Paste Wax 3M, seria aplicado o Auto Brilho 3M. A função do Auto Brilho 3M é esconder pequenos riscos e aumentar o brilho da superfície para entregar o veículo para o cliente. Muitas pessoas usam o Auto Brilho 3M no dia-a-dia mas o Auto Brilho 3M não oferece nenhuma proteção a superfície aplicada.

Não utilize Auto Brilho 3M numa pintura curada para após usar a Cera Paste Wax 3M.

Informações extras:
1. No processo de Espelhamento 3M não fala a respeito da Pasta Abrasiva 3M mas ela pode e deve ser utilizada para remover contaminações que ficam sobre a superfície. Ela deverá ser utilizada antes da Parte I para remover a aspereza que fica sobre o verniz. A Pasta Abrasiva 3M não agride o verniz, assim mantendo sua total originalidade. Mais informações sobre a aplicação, veja o processo de Como descontaminar a pintura do seu carro?

2. Após cada processo descrito acima, a superfície deverá ser limpa com um pano microfibra para efetuar o próximo processo. Pode utilizar o Brilho Final 3M para ajudar na limpeza da superfície.